terça-feira, 24 de outubro de 2023

Apoio Cultural de Emmanuel Franco Filho

Apoio Cultural

 

 

       (EMMANUEL FRANCO FILHO)

 

 
      (Suplementos Nutrina)

 

  

      (Musa Tropical Fruits)


Agronomia, Ensino e Empreendedorismo

 

Emmanuel Franco Filho, filho de Emmanuel Franco e Maria Oliveira Franco, nasceu em Aracaju, Sergipe, em 27 de maio de 1956. Cursou o primário no Educandário Brasília, o ginasial e o científico no Colégio Salesiano, ambos em Aracaju. Casado em segunda núpcias com a professora universitária Marly Magalhães Franco. Pai de duas filhas July e Dani e avô de quatro netos do primeiro matrimônio, Raphael, Lara, Maria Alice e José.

Em 1975, seguindo a história de seu genitor, engenheiro agrônomo, professor universitário, inspirador e incentivador, ingressou na Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia – EAUFBA em Cruz das Almas. Como estudante exerceu a monitoria das disciplinas “Zoologia Agrícola, Microbiologia Agrícola e Fitopatologia”. Nesse período, também, foi presidente da Cooperativa de Estudantes de Agronomia. Decidido a seguir a carreira de seu pai, em 1980 foi aprovado em “concurso de provas e títulos” para o cargo de professor na EAUFBA. Para registro da história, o seu pai contribuiu como professor e pesquisador de duas pesquisas registradas nos Anais da Agronomia: o “anel vermelho do coqueiro e das palmáceas” e o cálculo do “ciclo das chuvas” do Nordeste. Trabalhos esses, que contribuem para a ciência agronômica e o desenvolvimento da agropecuária.

No ambiente universitário, acolheu o caminho do ensino e da pesquisa como vocação profissional. Em 1980, realizou a “Especialização em Sanidade Vegetal na Universidade Del Chile em Santiago e Valparaíso” e em 1982, concluiu o curso de “Mestrado em Fitopatologia no Colégio de Postgraduados em Chapingo no México” como bolsista da Fundação Rockefeller. Desempenhou de 1980 a fevereiro de 2015 o magistério das disciplinas “Fitopatologia, Microbiologia e Defensivos Agrícolas; Assistente da disciplina Fitopatologia no curso de Mestrado de Agronomia e Microbiologia Agrícola, Fitopatologia em Agronomia e Fitopatologia Florestal, todas na EAUFBA”. Também foi docente nas disciplinas “Plantas Infestantes, Empreendedorismo e oficina do Empreendedor na Universidade Federal de Sergipe – UFS, onde se aposentou,

Além de professor e pesquisador, exerceu outras atividades científicas e gerenciais, como “Vice-diretor da EAUFBA; Coordenador dos projetos Reflorestamento de Pequenos Imóveis Rurais no Convênio IBDF/IBAMA – UFBA; Programa Propef Rural da UFS; e da Fazenda Pirangi no Município de Capela, Sergipe, em parceria com a UFS; Consultor em Fitopatologia sobre o Anel Vermelho em dendezeiro na empresa Opalma/SA e UFBA; e na doença Queima da Saia do Sisal e Consultor em Agricultura Familiar e Agronegócios”. Publicou artigos em revistas científicas nacionais e internacionais em fitopatologia e nematologia.

Oriundo de uma família com tradição empresarial, carregou desde estudante o empreendedorismo na produção agropecuária, como consultor e proprietário de empresas. Na atividade privada é proprietário da “Agrocampo; Agrocamponês; Lojas Atakarejo – Sítios e Fazendas; e da Fábrica de Rações em Nutrição e Saúde Animal – NUTRINA”, estabelecidas no Estado de Sergipe.

Como cidadão, acadêmico e empresário, está vinculado aos movimentos da sociedade e da categoria dos engenheiros agrônomos. Participou da criação e dirigiu a ARDASE - Associação dos Revendedores de Defensivos Agrícolas do Estado de Sergipe; Membro da Sociedade Brasileira de Fitopatologia – SBF; e sócio da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe. Também faz parte do Grupo Repensar, composto dos engenheiros agrônomos Ednaldo Ribeiro Bispo, João Batista Medeiros, João de Souza Ávila, Japiassú de Melo Freire, Manoel Moacir Costa Macedo e Naum de Araújo, que tem como objetivo analisar e propor ideias visando o desenvolvimento da agropecuária sergipana. (Fim)



"Portugal e  minha avó cega" agradece o apoio na edição recebido do professor e empresário Emmanuel Franco Filho.

Em Aracaju, 03 de novembro de 2023  

(Assinado por): Domingos Pascoal (escritor e ativista cultural, autor dos “Vídeos da Viagem”) e Graça Melo (Magistrada e intelectual); João Medeiros (agrônomo, advogado, autor da “Projeto da Viagem”) e Lúcia Medeiros (funcionária pública aposentada envolvida em ações sociais); Antônio Saracura (escritor e autor da história) e Iracilda Pinheiro (pedagoga e dona de casa). 


 


Sem comentários:

Enviar um comentário